Como escolher o Transporte Escolar para seu filho


Como escolher o transporte escolar para o filho
A maioria das famílias brasileiras usa a condução escolar como principal forma de locomoção dos filhos, de casa para escola e vice-versa. Não só a falta de tempo – hoje em dia na maioria das famílias ambos pai e mãe trabalham fora, além da escassez de transporte público de qualidade e ainda a questão da segurança, são pontos que fortalecem o pagamento por serviços extra de transporte.
Antes de optar fique atento, para um motorista fazer e oferecer o serviço de transportar crianças deve seguir requisitos exigidos por lei e que presumem a manutenção de segurança das crianças passageiras.
Qual caminho que é percorrido?
O percurso passa por diferentes pontos, para em várias escolas e por isso é bom saber detalhadamente, para que a criança não passe horas passeando pela cidade até chegar a hora de descer do veículo. O melhor é escolher o transporte feito unicamente para uma escola, ou separado por bairros. Fica mais confortável para a criança e menos cansativo.
Cheque se o motorista tem licença
O condutor do transporte escolar de crianças deve ter passado por um treinamento para execução de tal tarefa, além de ter que seguir os requisitos exigidos por lei em relação a segurança do carro.
Somente motoristas habilitados na categoria D e acima de 21 anos podem desempenhar essa função. É preciso ter sido aprovado em cursos de especialização e não ter cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima nem sejam reincidentes em infrações médias nos os últimos 12 meses.
A autorização do motorista costuma ficar expressa na habilitação.
Medidas de seguranças para o transporte
O carro deve ter o número cinto de segurança para cada uma criança transportada, nenhuma pode ficar solta dentro do carro, deve-se ter em número igual à lotação.
O registrador de velocidade e tempo deve estar inalterável, assim possibilita a comprovação da velocidade atingida pelo veículo. Quando o transporte faz parte de empresas o uso de rastreadores também ajuda nesse controle.
O carro sempre deve passar por revisões periódicas, e a licença deve estar expressa e visível. Há o nome “ESCOLAR” na pintura de faixa horizontal com dístico. O extintor de incêndio deve, assim como em outros veículos, dentro do prazo de validade.
Muitos motoristas optam por ter um seguro de automóvel específico e assim tem vantagens e benefícios para a manutenção do veículo.



pronto para imprimir / download

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores