Como incentivar o estudo de idiomas na infância

Como incentivar o estudo de idiomas na infância
A fluência em outra língua requer dedicação e tempo, a infância é um período propício para iniciar este aprendizado. De leve, de maneira lúdica as crianças desenvolvem um interesse para descobrir esse universo da linguagem, basta um pouco de incentivo.
Quando começar com um idioma?
Alguns pais têm medo de dar o ponta pé inicial por achar que vai complicar a cabecinha das crianças, mas especialistas na área afirmam que o quanto antes começar melhor, ao contrário de complicar, a cabeça da criança, digamos, tem muito “espaço” para novas informações. O cuidado deve estar em como essa nova língua é introduzida na vida dos pequenos, é bom lembrar que esse é um investimento para o futuro.
Frequentemente o inglês é o idioma mais escolhido, ainda pela importância de seu uso. Em casa os pais podem aos poucos colocar o filho em contato ou procurar um curso de inglês destinado a faixa etária em que a criança está. A partir dos 6 anos é uma idade indicada para começar, mas isso não significa que outra que comece aos 8 terá desvantagem, depende da ininterrupção e desenvolvimento de cada um.
Inglês como diversão
É importante destacar que nesse tempo de introdução não é preciso cobranças rígidas, porque a criança estará mais ligada à curiosidade de poder pronunciar palavras diferentes, escritas que não são igual a própria língua. Por isso as musiquinhas, jogos e brincadeiras ajudam e muito a criar essa ligação de proximidade entre um novo idioma e a criança.
Começar com informações básicas como números, nomes de animais, cores e a pronúncia do alfabeto devem ser os conteúdos iniciais. Neste caso, as músicas em inglês para crianças colocam-as em uma atmosfera bem agradável e ajuda na memorização e na pronúncia correta, é o uso da repetição.
De acordo com a idade, os pais podem incentivar a criança a montar seu próprio vocabulário, listando as palavras em inglês e o significado em português. Fazer um lista com os nomes das cores em inglês e pedir para ela pintar com a cor correspondente, a repetição desses exercícios logo vão exigir a adição de mais informações porque criança aprende com facilidade outros idiomas, sem dúvida.
Incentivo dos pais
A evolução do filho deve ser pontuada com elogios, valorizar o desempenho e incentivar a continuidade no aprendizado. Se a escolha for por um curso de idiomas, é bom tentar sempre interagir para saber o que o filho está aprendendo e nas horas vagas até fazer alguns pequenos diálogos na outra língua. A internet tem jogos e exercícios interativos em inglês, sob a supervisão dos pais, é uma ótima maneira de treinar.
Com o passar do tempo, quando a criança já desenvolver um certo conhecimento o uso de audiobooks é uma das melhores maneiras de exercitar a escuta, a fala e aumentar o vocabulário. Busque livros cujas estórias tenha o nível de inglês adequado, além do idioma o conhecimento literário vai crescer, isso porque há adaptações de obras clássicas inglesas para diversos níveis na língua inglesa.

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores